13 ABR 2023
CULTURA
Comissão de fiscalização realiza visita técnica às obras de revitalização do Cine Teatro

Nesta terça-feira (12/4), representantes da Prefeitura e da comissão que fiscaliza a reforma do Cine Teatro Tony Vieira estiveram no local para realizar a primeira visita técnica após o anúncio do início das obras. Além de visitar todas as instalações, o grupo recebeu explicações sobre o projeto e as modificações e adaptações que serão feitas no local, por exigência da legislação e de segurança.

“Atualmente estamos em fase de demolições para adequação ao projeto. O próximo passo é a execução das adaptações, todas previstas e aprovadas”, destacou o engenheiro Elisson Silva.

Ele informou o que será feito como instalação do forro de gesso; um revestimento acústico de qualidade, no teto e nas paredes; além da construção de um foyer, que ocupará o espaço de cinco fileiras ao fundo do auditório, possibilitando uma galeria futura, para exposições. “Além disso, há as adequações para acessibilidade no primeiro piso, as bilheterias e toda a modernização necessária que o projeto visa, mantendo, obviamente, a história e a estrutura do Cine Teatro”, completou.

Um dos representantes da Secretaria de Cultura presentes, Lúcio Honorato,  esclareceu que a reforma vai contemplar a história e o moderno, preservando aquilo que faz parte da vida de milhares de contagenses, mas também se adequando às necessidades atuais. “Vamos balancear o passado com o presente e projetar o futuro. A fachada terá o mesmo desenho, haverá a preservação dos projetores antigos e, ao mesmo tempo, será algo moderno, sendo um espaço útil, para ser usado de diferentes formas, ocupado pela população, que por anos pediu a reabertura desse lugar”, disse.

Para o artista Carlos Henrique, do Grupo Trama de Teatro e integrante da comissão fiscalizadora, o encontro foi válido. “O contato entre administração e a população, dando transparência ao processo, de um lugar tão importante da cidade, mostra que tudo tende a dar certo. A reunião foi promissora, principalmente por haver artistas na comissão, o que traz um ganho grande na avaliação de todo o processo”.

Jack Ventura, também integrante da comissão de fiscalização, falou que a reforma do Cine Teatro é um resgate da cultura local. “Nós, que participamos da criação cultural de Contagem, vemos com esperança todo esse processo. Como representante da Economia Criativa, neste local temos a possibilidade de ter dança, teatro, ópera, música em geral, comédias stand up, cinema. Diante disso, vamos acompanhando, perguntando, cobrando, porque queremos o melhor para a cidade em termos de arte, entretenimento e cultura em geral”, ressaltou.

Por fim, o subsecretário de Cultura, Marcelo Bones, ressaltou a importância do espaço: “A revitalização do Cine Teatro será mais um marco para a cidade. Depois da Casa de Cacos, vamos devolver o Cine Teatro e o Museu do Trabalhador. Contagem é uma cidade produtora de arte, de cultura e precisa de espaços assim, não apenas para que nossos artistas tenham mais oportunidades, mas para que possamos receber pessoas de outras localidades”.

Clique aqui e confira as fotos.

Autor: João Cavalcanti